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segunda-feira, 11 de abril de 2011

EPS (Isopor) em estabilização de solos moles

Uma das grandes apostas para estabilização de solos moles em rodovia, apresentada na Brazil Road expo 2011, é o uso de EPS, (isopor) o Geofoam,  nomenclatura adotada para está técnica que foi defendida pelo palestrante Engº Hans Schaa, onde foi apresentadas as técnicas do seu uso em estradas e pontes para estabilização de solos moles.
A aplicação do EPS (conhecido como Isopor) em estradas para estabilização de solos moles, técnica denominada Geofoam, ainda pouco conhecida no Brasil, foi um dos principais temas do Brazil Road Expo 2011, evento internacional de tecnologia em pavimentação e infraestrutura viária e rodoviária, que aconteceu de 4 a 6 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O evento contou com um workshop promovido pela BASF, fabricante do EPS, Styropor, no qual foram apresentadas soluções em infraestrutura viária no Brasil, além de apresentar o case do viaduto principal de acesso à cidade de Tubarão (SC), o maior projeto de EPS realizado na América do Sul
A aplicação do Geofoam largamente adotada nos Estados Unidos e Europa, está sendo difundido mais no Brasil e começou a ser utilizado em obras pioneiras, como na duplicação da BR 101 nas regiões Sul (Santa Catarina) e no Nordeste (Pernambuco e Paraíba) do País. O poliestireno expansível (EPS) é indicado na estabilização de encostas e em aterros em solos inconsistentes por ser resistente à compressão e ter peso próprio reduzido, diminuindo a pressão exercida sobre o terreno.
Outros diferenciais do EPS são o baixo peso, tornar mais rápida a execução da obra, ser totalmente inerte, não apresentando risco de contaminação, e reduzir custos de estrutura.
O EPS na duplicação da rodovia BR 101
O uso do EPS, técnica Geofoam, está sendo usada na duplicação da rodovia BR 101. A obra do viaduto principal de acesso à cidade de Tubarão (SC) representa a maior aplicação já realizada na América do Sul. O engenheiro PhD Marciano Maccarini, geotécnico responsável pelo projeto em Santa Catarina, fará uma palestra sobre os detalhes e o sucesso da obra. Blocos de EPS foram utilizados em substituição ao solo compactado na duplicação da Rodovia BR 101. As características de baixa resistência mecânica do subsolo e do entorno da área foram determinantes para a utilização do EPS, solução mais viável em termos técnicos, de custo e de rapidez de execução, fundamental para a conclusão da obra em tempo hábil.
O projeto contou com um volume de, aproximadamente, 13 mil m³ de blocos fornecidos pela Tecnocell e produzidos com EPS da BASF (Styropor). As duas empresas são integrantes da comissão de EPS da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química).
A Brazil Road Expo 2011 contou com mais de 170 expositores nacionais e internacionais numa área de 11 mil m², que anunciaram suas novidades em produtos, equipamentos e serviços. O grande número de lançamentos e o otimismo dos empresários devem-se à previsão de investimentos de R$ 180 bilhões em infraestrutura, de acordo com pesquisa realizada pela CNT – Confederação Nacional do Transporte. O evento, contou com a presença de mais de 8.000 profissionais, e cumpriu com o propósito inicial de trazer novas soluções e tecnologias para a construção, ampliação e manutenção da malha rodoviária brasileira.
          Fonte: Secco Consultoria de Comunicação

1 comentários:

Material espetacular!!!
Falta informação e existe muita resistência a "novidades" na engenharia brasileira.

Parabéns pela matéria!

Marco Antonio - PROECCO

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