Frases:
01. O terreno é bom.
02. Não precisa fazer sondagem.
03. O meu vizinho fez estacas de 6 m.
04. Meu pedreiro disse que tem trinta anos de janela!
05. Se fizer estacas Strauss não precisa de sondagem.
06. A construção é leve! Precisa de estacas?
07. Acho que aqui as estacas devem chegar a 4 m!
08. Meu responsável técnico só assinou a planta, não fez o cálculo de estrutura.
09. Na outra casa que eu fiz eu coloquei quatro brocas por pilar.
Sondagem a percussão – Standard Penetraton Test (SPT).
A Sondagem a percussão com determinação de SPT, é hoje, sem sombra de dúvida, o processo de investigação do subsolo mais aplicado nos meios de engenharia. Seu custo, relativamente baixo, sua facilidade de execução, sua simplicidade de equipamento, a possibilidade de trabalho em locais de difícil acesso possibilitam ao engenheiro obter informações da sub-superfície, indispensáveis para projetar ou escolher o melhor tipo de fundação, bem como sua provável cota de apoio.As informações fornecidas pela sondagem são as seguintes:
a- Coleta de amostras de solo, semi-deformadas de metro a metro, para uma posterior caracterização táctil-visual em laboratório, através do barrilete amostrador padrão;
b- Perfil geotécnico do local investigado;
c- Profundidade de ocorrência do lençol freático (nível d’água do subsolo);
d- Determinação da resistência do solo através do S.P.T. (Standard Penetration Test), ou seja, o número de golpes necessários para a cravação dos últimos 30 cm do barrilete amostrador por um peso de 65 kg, solto a uma altura de 75 cm em queda livre;
e- Fornecer informações sobre a consistência e compacidade dos solos investigados;
f- Demais fatores pertinentes. Portanto, somente com a execução de sondagens a percussão é possível determinar as características e propriedades do subsolo dessa residência ou empreendimento.
Basicamente a sondagem a percussão fornece todas as informações citadas acima. Um engenheiro de posse dessas informações poderá tomar decisões de projeto e execução mais eficientes, precisas, seguras e econômicas. Pode ser feita a seguinte analogia: Um médico dificilmente tomará decisões importantes no diagnóstico de um paciente apenas baseado no contato visual, sem antes executar investigações mais detalhadas (exames laboratoriais, raio X, etc.). O mesmo acontece na engenharia, um engenheiro com informações mais detalhadas poderá projetar ou escolher o melhor tipo de fundação, bem como sua provável cota de apoio de uma forma mais econômica, segura, eficiente. Com uma fundação adequada e bem dimensionada, dificilmente uma residência apresentará problemas.
Em suma, frases como as listadas acima serão sempre ouvidas quando o negócio for à elaboração de projeto para construção, seja ela pequena, média ou grande, com esta breve explanação sobre uma sondagem, para investigação do subsolo procuramos mostrar, que, não vale a pena correr riscos, e de acordo com a frase de G. Lahuec (Dragages et Geologie). que diz: “A sondagem cara é aquela que não é feita”, sim por que dependendo da patologia causada pela falta de uma fundação ineficiente, que para serem sanados necessitarão de estudos de investigação do subsolo mais elaborados e finalmente um sistema de reforço de fundação. Ao atingir essa etapa o empreendedor terá gastado aproximadamente 20% a 40% do valor total final do imóvel somente para sanar os problemas acarretados pela não execução das sondagens.
0 comentários:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO